• Bruna Coimbra

10 atividades para seguir na área da Rádio e TV

Poucas áreas são tão diversificadas e lucrativas quanto a Comunicação. Se combinada ao marketing digital, o céu é o limite.


Por lei, o Comunicador Profissional com DRT pode atuar em 3 grandes àreas (administração, produção e técnica) com cargos ditribuidos em 10 setores (autoria, direção de produção, produção, interpretação, comunicação, dublagem, caracterização e cenografia).


Em cada um deles, há funções específicas que juntas formam um catálogo de pelo menos 48 postos de trabalho, realizando atividades como planejamento, pesquisa, organização, criação, produção, roteirização, gravação, edição, montagem, dublagem, interpretação, operação técnica de áudio e vídeo, controle, locução, apresentação, reportagem.


Blogueira gravando vídeos
O comunicador pode atuar até 48 atividades

Seu campo de atuação vai desde veículos de imprensa, agências de publicidade, produção musical, produção cinematográfica, teatro, além do universo online como o Youtube e plataformas digitais de podcast, e ainda com possibilidades de contratação variadas.

Se você é uma pessoa criativa, gosta de estar bem informado, e também informar as pessoas, trabalhar no Rádio ou na TV pode ser uma ótima opção de carreira para seguir.

O primeiro passo para ingressar nessa área é optar por um curso de profissionalização de qualidade. A Comradio oferece o Curso Técnico de Rádio e TV, que lhe permite uma formação completa em até 12 meses.


Mas neste post, vamos listar pelo menos 10 atividades nessa área para ajudar você na escolha:


1. Produtor de rádio e TV


Tudo começa na produção. É responsável pela organização de tudo que vai ao ar: pautas, entrevistados, atrações, etc.

2. Diretor de imagens (TV)


Ele garante o andamento das cenas e das matérias nos programas gravados ou ao vivo, seleciona as imagens e os efeitos, participa das definições de desenho de câmera e dimensionamento de equipamentos e direciona o enquadramento e a movimentação das câmeras.


3. Repórter


Profissional da notícia, utiliza as ténicas jornalísticas no trabalho de apurar os fatos e reportar de assuntos de interesse público. Pode atuar em grandes veículos tradicionais ou nos canais digitais.


4. Apresentador


Ele dá voz e rosto aos programas de Rádio e TV, sendo responsável pela apresentação do conteúdo e realização de entrevistas em estúdio ou eventos ao vivo.


5. Sonoplasta


O bom ouvido. Sua tarefa é planejar, desenvolver e executar o desenho sonoro de uma produção e operar os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto.


6. Controlador de programação


Nada passa despercebido dele. É responsável por acompanhar e realizar as operações de seleção, checagem e comutação de canais de alimentação relativas à grade de programação, monitorando a sua evolução e as suas necessidades de ajustes, preparando os mapas de programação e estabelecendo os horários e a sequência da transmissão, inclusive quanto à inserção adequada dos comerciais.