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Comunicação é a habilidadade mais valorizada pelo mercado de trabalho

As competências exigidas no recrutamento de profissionais nas empresas hoje vão bem além dos conhecimentos técnicos. As chamadas Soft Skills (habilidades comportamentais) têm ganhado cada vez mais espaço. E dentre elas, a comunicação tem sido a habilidade mais valorizada.


O contexto da pandemia e o trabalho remoto foram alguns dos fatores que contribuíram para que a boa comunicação fosse imprescindível. Saber se expressar, escrever e falar bem são recursos que não se limitam a uma área específica. Aliados à outras habilidades como a capacidade de liderança, aprendizado online e resolução de problemas, o profissional pode se tornar muito poderoso.



Mulher se comunica em reunião de trabalho
Saber se comunicar é a chave para se destacar no trabalho

 

AS 10 HABILIDADES MAIS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO

  1. Comunicação;

  2. Gestão de Negócios;

  3. Resolução de Problemas;

  4. Ciência de Dados;

  5. Gestão de Tecnologias de Armazenamento de Dados;

  6. Suporte Técnico;

  7. Liderança;

  8. Gestão de Projetos;

  9. Aprendizado online;

  10. Aprendizagem e desenvolvimento de funcionários.

Fonte: Linkedin

 

Como se comunicar ajuda na carreira?

Imagine a situação de um profissional está participando de uma seleção de trabalho. Ele possui conhecimentos, um bom currículo e experiência. Excelente, não é mesmo? Mas, e se ele não souber comunicar suas habilidades durante a seleção? Bom, tudo isso pode ficar perdido.


Além da primeira impressão que precisava ser criada antes mesmo de conseguir uma vaga, da boa comunicação também dependem os relacionamentos interpessoais no trabalho, a conquista de uma promoção, ou o desenvolvimento daquele projeto para o qual você tanto trabalhou. Independentemente do cargo e do perfil, é fundamental que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto.


Veja alguns exemplos de oportunidades em que é comunicação está presente na rotina do profissional:

  • apresentações em público;

  • motivação de equipes;

  • liderança;

  • reuniões de negócios;

  • contatos com clientes;

  • vendas;

  • entrevistas;

  • negociações;

  • palestras;

  • networking.

Apesar de algumas pessoas terem mais facilidade ao se comunicar, a boa notícia é que o desenvolvimento dessa habilidade é possível a qualquer tipo de profissional. Uma boa comunicação é resultado da combinação de alguns fatores. Escolher o canal mais adequado, qual é o público, a mensagem adequada para ele, são alguns deles.


Para além da habilidade: uma profissão

Nunca se precisou tanto de comunicadores profissionais. Fora do ambiente dos relacionamentos internos no local de trabalho, existe uma vasta demanda por pessoas que ajudem a conectar empresas e marcas aos seus mais diferentes públicos, unsando técnicas, estratégias e ferramentas de comunicação.


Com a Internet, veículos tradicionais como o Rádio e TV vivem uma convergência de mídia pautada pelas necessidades de conteúdo de públicos cada vez mais segmentados. Este cenário requer do comunicador profissional habilidades que superam o conhecimento técnico.


Nesta live, o jornalita e professor Iraildon Mota traz uma análise sobre as tendências da comunicação e as novas habilidades do comunicador profissional para 2022.


Assista: