• Bruna Coimbra

Domingo Espetacular x Fantástico – Qual o melhor programa?

Qual das duas revistas eletrônicas escolher para assistir: o Domingo Espetacular, da Record TV ou o Fantástico, da Rede Globo? Os dois nos deixam informados sobre tudo de mais relevante que aconteceu durante a semana, e ocupando o mesmo dia e horário dentro da programação da rede aberta.


O Domingo Espetacular começa um pouco mais cedo, às 19h45, enquanto que o Fantástico tem início às 20h. Semelhanças à parte qual o melhor programa para assistir aos domingos? E a resposta, não é tão simples, pois existem muitos fatores envolvidos, incluindo até mesmo a sua posição política.


Vamos analisar ponto a ponto a partir de agora.

Confiabilidade – Não há consenso, mas o jornalismo da Rede Globo sempre foi colocado como o mais respeitado do Brasil, e um dos mais premiados do mundo. Os jornalistas do Domingo Espetacular, são menos conhecidos, e isso soa como menos confiável.


Pautas – No Fantástico as pautas ganham muita relevância nas reportagens exibidas. O jornalismo do Fantástico sempre conseguiu furos de jornalismo e matérias de impacto nacional. O time da Record TV ainda busca diminuir esta distância, bem grande. A cobertura de ambos os programas a respeito da Pandemia do Coronavírus é um exemplo. O Domingo Espetacular não chegou a emplacar uma só grande reportagem sobre o tema, já o jornalismo da Rede Globo volta meia tem acertado.


Leveza – Ainda sobre a pauta Pandemia, o Fantástico passou a ser chamado por muitos como o Show da Morte, numa alusão a marca da revista, que sempre foi marcado pelo lema O Show da Vida. O Domingo Espetacular nesse ponto ganha, pois desde a gênese da revista que um dos pontos centrais do programa é entreter seu público. Os quadros fixos, incluindo um sobre cães e gatos divertidos, além de séries como Mitos, o Domingo Espetacular se apresenta como um programa bem mais leve que o Fantástico.


Olhar enviesado – O termo é antigo mas somente nos últimos anos ganhou força, com o acirramento político no Brasil. O Fantástico atualmente faz oposição sistemática às pautas ideológicas do governo Federal. A tendência é o Fantástico agradar mais espectadores progressistas. Já o Domingo Espetacular, é de uma emissora chefiada por um bispo, obviamente possui uma linha editorial mais conservadora. Atualmente está alinhada ao governo Federal. Na Record muito provavelmente você não verá crítica alguma ao governo. A questão da distribuição de verbas de publicidade para os canais também afeta muito as abordagens. Vamos tratar desse tema em outro artigo. Portanto sob este aspecto a escolha é mais automática: bolsonaristas assistem ao Domingo Espetacular e anti bolsonaristas veem o programa da Rede Globo.


Apresentadoras – A Record TV fez a contratação recentemente da atriz Carolina Ferraz, que trouxe todo o seu know how conquistado na Rede Globo e transformou bem rápido o programa da Record. No Fantástico, temos já há alguns anos a apresentação de Poliana Abritta, que teve um início apagado, mas que atualmente vem conseguindo consolidar bem a sua imagem a do programa da Globo. É difícil a parada aqui. Deixo você escolher essa.


Dinamismo – O Domingo Espetacular começa mais cedo, termina mais tarde, e ainda assim ficamos com a impressão que o Fantástico teve mais reportagens. Por isso a revista da Rede Globo ganha no aspecto dinamismo. Uma estratégia que chega a ser irritante o é que o jornalismo da Record, desmembra uma reportagem simples em três grandes matérias, com várias inserções comerciais. Se gasta muito mais tempo para exibir reportagens que não merecem tal destaque. Neste ponto a equipe de jornalismo da Rede Globo ganha de lavada.


Burburinho – Por último, temos o burburinho que os programas causam nas redes sociais. Aqui novamente a Rede Globo ganha, pois sempre investe em reportagens investigativas bem interessantes, e não se apega aparentemente a nomes, enquanto que a Record TV parece não querer de forma alguma exibir matérias críticas da Igreja Universal, de políticos, ou do governo Federal. A Record não tem medido esforços para matérias contra a Rede Globo, que em contrapartida, não exibe tais reportagens com denúncias que aportam a emissora, como casos de corrupção, ou de assédio sexual que seus funcionários são acusados de cometer.


Resultado final.

Como eu disse, não se reflete necessariamente aqui se um é melhor que o outro ou se o outro é mais relevante. Quem tem uma relação mais íntima com o jornalismo tradicional certamente vai gostar mais do Fantástico e está de boa. Já para os espectadores que querem começar a semana de uma forma mais leve, o Domingo Espetacular dá mais opções.


Iraildon Mota

Jornalista

CEO Comradio