• Equipe Comradio

Pauta jornalística: como ser relevante no meio digital

Se você atua em assessorias de imprensa, a sugestão de pauta jornalística é um assunto rotineiro e cheio de particularidades. Além de buscar garantir o posicionamento estratégico do seu cliente, é importante ter atenção em como se inserir na realidade digital.


Isto porque pensar em uma pauta visando apenas os veículos de comunicação tradicionais pode não trazer mais os resultados esperados. Os públicos agora estão distribuídos nos diversos canais digitais de comunicação onde reinam o consumo e compartilhamento de informações.


Produza conteúdo compartilhável

Grupo de pessoas usando o celular
Conteúdo compartilhável é grande sacada das pautas jornalísticas no digital

Na comunicação digital, não é mais suficiente enviar a pauta para ser inserida em jornais de grande circulação. Antes até poderia funcionar. Bastava citar a marca, enviar uma imagem e esperar a repercussão. Mas as pessoas hoje consomem informação por vários canais, além de não se interessarem mais por coisas unilaterais.


O consumo de informações agora têm origem nas mídias sociais, espaços orientados pelo compartilhamento. A didática do conhecimento mudou. Hoje, dinamicidade, instantaneidade, atualidade e possibilidade de interação são fatores essenciais para qualquer sugestão de pauta jornalística.


Use recursos de storytelling para contar a história do seu cliente. O que interessa agora é a possibilidade da história ser compartilhada por diversas pessoas e alcançar diversos usuários que não entrariam em contato com a marca da forma tradicional.


Pense a pauta sob a ótica do "ganha-ganha"

O conteúdo compartilhado não interessa apenas ao seu cliente, mas também aos jornalistas e veículos, uma vez que likes e compartilhamentos são métricas de engajamento bastante consideradas. Afinal, veículos noticiosos desejam engajamento no meio digital.


Ao construir uma pauta pense: “como sugerir pauta jornalística que envolva meu cliente e que aguce a vontade do público de compartilhar a matéria?”.


Essa tarefa não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, mas precisa ser executada de forma estratégica e deve contar com a ajuda da tecnologia, que garante a otimização do processo de pesquisa de temas para sugestão de pauta jornalística.


Veja aqui 04 fontes de temas para pautas jornalísticas